Páginas

domingo, março 11, 2018

Trailhead Meeting Point Pics feat. Ramona





 Singletrack country!














 As coisas que a gente aprende na trilha. Diferença de cascavel e jararaca!

3 comentários:

  1. Em relação aos acidentes com serpentes, 90% deles – diz o médico – são causados por jararacas, uma espécie particularmente agressiva, cujo veneno provoca um processo inflamatório local e interfere na coagulação do sangue, levando a sangramentos.

    ResponderExcluir
  2. O doutor Medeiros diz que não se deve amarrar o local da picada, nem cortar ou furar na tentativa de extrair o veneno, pois são ações que, além de não ajudar em nada, podem levar a complicações. O ideal, diz ele, é manter a calma e lavar o local com água e sabão, antes de procurar o auxílio médico mais próximo para que ao indivíduo seja administrado o soro antiofídico.

    ResponderExcluir
  3. Dentro do núcleo das cobras peçonhentas, existem quatro grupos de serpentes venenosas no país – o da Jararaca, o da Surucucu, o da Cascavel e o da Coral. De acordo com Cláudio, cerca de 90% dos acidentes com cobras são causados pela Jararaca. “Ela causa necrose e hemorragia porque faz a pessoa perder proteína e, consequentemente, perde tecido e membros como dedos e pernas”, detalha. A razão para a porcentagem alta está no fato de a Jararaca ser encontrada em todo o território nacional.

    Em segundo lugar, está a Cascavel, 7%. “A Cascavel tem um veneno neurotóxico. Ele paralisa a região da face, a musculatura e pode causar insuficiência renal”, completa. Já a Surucucu é causadora de cerca de 2% dos acidentes com pessoas. O baixo número é explicado por Cláudio pelo fato de ela viver na Região Amazônica e Mata Atlântica, regiões de floresta densa. “A Surucucu já esteve na lista dos animais ameaçados de extinção porque precisa desse ambiente natural", conta Cláudio. Segundo o biólogo, a cobra é responsável por causar diarreia e hipotensão.

    Por fim, está a Coral. Esse animal é responsável por menos de 1% dos acidentes com cobras no país. Mas não é para menos. "A Coral tem abertura da boca muito pequena – cerca de 30 graus apenas e seus dentes têm 2 milímetros. Para se ter uma ideia, as outras cobras peçonhentas têm dentes de 2 centímetros", compara Cláudio. Ou seja, como ela não dá o bote, acidentes envolvendo cobra Coral acontecem com pessoas que resolvem segurar o animal. "Em geral, são crianças que veem o animal bonitinho e resolvem brincar com ele", explica.

    ResponderExcluir